Exoplaneta parecido com a Terra e poderia abrigar vida - GJ 357


Utilizando o telescópio espacial TESS, da NASA, uma equipe internacional de astrônomos encontrou um novo Sistema Solar com três planetas orbitando a estrela GJ 357, uma anã-vermelha do tipo M, localizada a 31 anos-luz da Terra.

Anã vermelha é o tipo de estrela mais comum na Via Láctea. Trata-se de uma estrela pequena, menor que o nosso sol, pouco massiva e relativamente fria. Como o próprio nome indica, a cor deste tipo de estrela é vermelha.

Um desses planeta que orbita a anã vermelha GJ 357 tem grandes chances de ter água em estado líquido, ou seja, poderia abrigar vida. Em fevereiro de 2019, o satélite TESS observou que o sol GJ 357 parecia levemente mais escuro a cada 3,9 dias, evidência de que havia um planeta passando na frente dele. Este planeta era o GJ 357 b, também chamado de “Terra Quente”, com temperatura de terriveis 254°C. Ele é cerca de 22% maior que a Terra, e orbita 11 vezes mais perto de sua estrela do que a distância entre Mercúrio e nosso Sol.

Já o planeta GJ 357 c tosta a 126°C e tem pelo menos 3,4 vezes a massa da Terra.Ele orbita a estrela a cada 9,1 dias terrestres. Já o planeta que tem grandes chances de ter água em estado líquido, ou seja, poderia abrigar vida. O nome oficial do planeta é GJ 357 d, que esta situado na zona abtavel da sua estrela, e poderia ter água líquida se tivesse uma atmosfera espessa e fosse feito de rocha. A massa do planeta é pelo menos 6,1 vezes superior a da Terra e o corpo celeste orbita sua estrela a cada 55,7 dias.

A uma distância de um quinto da distância entre a Terra e o nosso sol. Como este sol é muito mais fraco que o nosso, este planeta recebe menos energia que a Terra. Ainda não se sabe a composição do GJ 357 d, mas seu tamanho pode ser entre uma a duas vezes o da Terra.

Exoplaneta parecido com a Terra e poderia abrigar vida - GJ 357 Exoplaneta parecido com a Terra e poderia abrigar vida - GJ 357 Reviewed by SATELITENOVE@GMAIL.COM on 17:59 Rating: 5

Nenhum comentário