Cientistas brasileiros filmam eclipse solar em vídeo 360º



Alunos e professores do Projeto Kuaray ganharam um merecido destaque da Nasa na segunda-feira (27): o grupo conseguiu captar, pela primeira vez, imagens em 360 graus de um eclipse solar. Eles foram os únicos a realizar tal feito.

O eclipse aconteceu em 21 de agosto de 2017, com visibilidade apenas nos EUA. Para conseguir gravar o evento astronômico, o grupo viajou até o estado de Idaho. Eles amarraram uma câmera a um balão estratosférico, que subiu cerca de 30km, por aproximadamente uma hora. No registro, dá para ver a sombra da Lua sendo projetada na Terra.

Embora a gravação tenha sido divulgada em novembro, o vídeo está ganhando uma repercussão maior agora, com o compartilhamento da Nasa, na seção "Astronomy Picture of the Day". A filmagem foi possível através de uma parceria do Projeto Kuaray – que envolve o Clube de Astronomia e estudantes de engenharia da UnB (Universidade de Brasília) -, a própria Nasa e a Universidade Estadual de Montana.

Fonte: 

Cientistas brasileiros filmam eclipse solar em vídeo 360º Cientistas brasileiros filmam eclipse solar em vídeo 360º Reviewed by SATELITENOVE@GMAIL.COM on 10:06 Rating: 5

Nenhum comentário